No 1º dia de 2010 o auxílio reclusão foi para 798,30(por pessoa) dado pelo INSS. Todo presidiário com filhos tem uma bolsa para sustentar a família, já que eles não podem trabalhar para sustentar os filhos por estarem presos.
Os dependentes do segurado que for preso por qualquer motivo têm direito a receber o auxílio-reclusão durante todo o período da reclusão.
E não são só os filhos que ganham auxílio-reclusão também são os irmãos, os pais, o esposo (a) e o filho equiparado.
Portanto, uma pessoa comete um crime e ao invés de pagar por ele, ela recebe para poder sustentar sua família. Eu acho isso um absurdo e um desrespeito com a população, pois muita gente que trabalha “duro” para sustentar sua família ganha um salário mínimo e muitas vezes têm vários filhos para criar, e enquanto que um preso esta ganhando bem mais, por ter cometido um crime? E também acho que a família do preso pode trabalhar como qualquer outra pessoa para sustentar a família. Acredito que não só eu, mas muitas outras pessoas pensam desta forma, pois guando o aumento do auxilio reclusão aconteceu foi um assunto muito polêmico e ainda está sendo.